sexta-feira, 1 de maio de 2015

Terra Tombada

Emancipada em 1872 Sarapuí conserva até os dias de hoje casarões históricos.

Com 9.024 mil habitantes, Sarapuí que está a 150 km da capital se destaca por sua beleza natural dos casarões de vários séculos e com ruas ainda de paralelepípedo. Danilo Amaral, 20 anos, nasceu no município e tem orgulho do próprio por manter suas origens, "É muito importante um município manter suas riquezas, coisa que não acontece em muitas cidades, que acabam cedendo suas histórias a troco de quase nada e dando lugar as grandes empreiteiras que vem de cidades grandes e realizam obras cujo objetivo é beneficiar grandes empresários”.
Casarão central primeira residência do Município. / Foto: Luciano Sores
Além de casas históricas, Sarapuí ainda mantém alguns prédios públicos da época e que estão em atividade até os dias de hoje,  como a delegacia de polícia que fica no centro da cidade e que atraem muitos turistas.
A cidade não tem um secretário de turismo, por não ser uma cidade turística, o que torna ela um ponto de turismo são seus patrimônios, que são fiscalizados e conservados pela secretaria de cultura. O município não recebe um dinheiro destinado à área turística, as manutenções das casas e prédios públicos são realizadas pelos proprietários e pela prefeitura, com parte das verbas que é mandada pelo governo federal. O ponto de visitação da cidade com maior fluxo está no centro, onde fica a primeira escola e a primeira loja, ambos em atividades até os dias de hoje.
         
Delegacia de Polícia em atividade até os dias de hoje. / Foto: Prefeitura Municipal 

O turismo tem que se fortalecer muito ainda, segundo Denilson Amaral, 21 anos, pois quem anda faturando muito é o comércio e em fins de semana, "Geralmente o pessoal vem nos visitar em dias de sábado e domingo creio que a cidade em si não recebe muitos visitantes ainda, pois boa parte dos patrimônios são casas, e muitos proprietários não residem na cidade ou não abrem suas portas. Precisamos que esta situação mude".
A cidade recebe visitantes de vários lugares da região, que são atraídas pelos casarões que estão conservados e mantendo a cultura local, segundo o vereador Soares há um projeto em andamento para se criar um roteiro turístico com guias para contar a história de cada lugar e assim atrair vários turistas. Ele afirma que para que isso possa ocorrer também precisará de um acordo com os proprietários.
Ilda Oliveira, moradora da cidade há mais de 30 anos afirma, "Vocês podem conhecer Sarapuí é uma cidade acolhedora de um povo simples e humilde, aqui você irá tirar varias fotos de nossas belezas e curtir muito esta cidade da paz”.

Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores. / Foto: Prefeitura  Municipal 
Luciano Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário