sexta-feira, 3 de abril de 2015

Local de paz: sintonia entre o homem e a natureza

Visitantes do Horto buscam contato com o meio ambiente e os animais.

Conhecida como Capital do Verde, Manduri tem grande parte de seu território com áreas de reflorestamento de pinus e eucaliptos. Com isso, o local que atrai mais visitantes na cidade é a Floresta Estadual, por ser área de preservação, com animais em seu habitat natural e contar com boas opções para passar o dia.
Com cerca de 1.486.000 metros quadrados, o que equivale a aproximadamente 1.800 campos de futebol, o Horto Florestal, como é conhecido pela população, foi criado em novembro de 1962 e é administrado atualmente pelo Instituto Florestal da Secretaria de Meio Ambiente.
A extensão da Floresta Estadual é maior que a do município de Manduri / Foto: Reprodução Google Maps
“A área destinada à visitação pública, foi implantada com objetivo de atender à comunidade, dando oportunidades de recreação, lazer e interpretação da natureza. Como também programas de apoio extracurriculares, conscientização do público visitante sobre problemas ambientais locais e a importância da conservação dos recursos naturais”, diz Marli Maria Cardoso, engenheira florestal responsável pelo local.
Cercada por árvores, a entrada do horto é bem atrativa, já sendo possível sentir o ar puro e notar a tranquilidade que existe no local. A surpresa acontece quando os macacos que habitam a floresta aparecem para interagir com os visitantes, sendo atrevidos ao buscar nas mãos das pessoas a comida oferecida.
Os macacos buscam nas mãos dos visitantes o alimento oferecido / Foto: Ariene Drummond
Para o morador de Manduri, Leandro Ferruci, 22 anos, é muito significativo que a área continue preservada, “É importante o meio ambiente para esses animais, porque em um lugar preservado eles sempre vão estar bem”.
Segundo o Instituto Florestal, a área tem aproximadamente 450.000 m² de mata atlântica e o restante por plantio de pinus e eucalipto. O Horto Florestal conta com uma área de uso público, com lago, roda d’ água, quiosques para piquenique e com churrasqueiras, estacionamento, banheiros, campo de futebol, quadra de vôlei de praia e parque recreativo.
Outra opção para quem gosta de aventura e ficar perto da natureza, são as trilhas sinalizadas no qual também é possível notar a presença dos animais, como o bugio, macaco-prego e veado-catingueiro. A Trilha do Angico tem 400 metros de extensão, já a Trilha do Bugio é maior, com cerca de três quilômetros.
As trilhas sinalizadas são boas opções para os turistas / Foto: Ariene Drummond
Gabriel Sota, 20 anos, morador de Piraju, diz que o lugar é bem popular na sua cidade, “A região onde moro é conhecida por suas belezas naturais, com diversos locais onde se pode passear e apreciar a natureza. E desde pequeno, por muitas vezes na escola ouvi falar de Horto Florestal de Manduri”.
Por ser longe da área urbana e com apenas a natureza ao redor, o horto traz para os turistas o sossego para se passar o dia, seja com a família ou os amigos. “Quando me dirijo ao local, gosto de sentar na beira do lago e ficar admirando as águas”, conta Gabriel.
A bela paisagem se completa com o lago que existe no local / Foto: Ariene Drummond
“A área preservada é importante porque mantém empregos diretos e indiretos, colabora na melhoria da qualidade do ar, manutenção dos fluxos hídricos, controle de erosão, conservação da flora, fauna e muitas espécies ameaçadas de extinção. Oferece ainda lazer em contato direto com a natureza, atividades de educação ambiental, produção florestal sustentada e pesquisas com diversidade biológica”, finaliza Maria.

Como chegar: A Floresta Estadual de Manduri fica na rua do Horto Florestal, s/nº, bairro Horto Florestal. Outra via de acesso é na rodovia SP-287 na entrada ao bairro Caracol, da cidade de Manduri.

Ariene Drummond

Nenhum comentário:

Postar um comentário